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O método intuitivo de Pestalozzi e a educação centrada no aluno

Por Philippe Spitaleri Kaufmann (PH)
Especialista em Conteúdo – Sistema Anglo de Ensino

Johann Heinrich Pestalozzi foi um grande educador responsável pela reforma educacional da Suíça. Embora seja relativamente desconhecido no Brasil, é possível notar consideráveis paralelos entre os pressupostos da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os ideais de educação defendidos e praticados por Pestalozzi.

A BNCC apresenta como um de seus pontos centrais a denominada Educação Integral, que pressupõe o desenvolvimento amplo dos alunos, envolvendo aspectos intelectuais, físicos, socioemocionais e culturais.

Para atingir esse objetivo, as escolas deverão utilizar metodologias de aprendizagem mais ativas: transfere a centralidade do processo para o educando, estimula processos investigativos e, portanto, foca muito mais no desenvolvimento de habilidades e competências do que na transmissão de informações e conteúdo do professor para o aluno.

Analogamente, para Pestalozzi, o processo de educação e aprendizagem deve ser centrado na vivência de experiências e atividades pelos educandos: “A vida educa. Mas a vida que educa não é uma questão de palavras, e sim de ação. É atividade.”.

Pestalozzi foi o idealizador do denominado Método Intuitivo, segundo o qual deveriam estar norteadas as práticas pedagógicas. O Método Intuitivo inicia-se através das percepções sensoriais, incluindo olhar, tocar, ouvir, comparar e analisar. Por meio da observação e da investigação, estimulam-se os processos cognitivos e a mobilização dos recursos mentais do educando na busca da compreensão do fenômeno observado integralmente.

Pestalozzi defende que o processo de aprendizagem deveria ir “das coisas para as palavras” e não “das palavras para as coisas”, pois compreendia que, se o professor explicasse diretamente os conteúdos, estaria estimulando muito mais a memória de seus alunos em detrimento da capacidade de pensar, raciocinar e de criar novas soluções.

Assim, segundo Pestalozzi, o Método Intuitivo estimula o desenvolvimento dos recursos mentais do aluno e não somente a absorção de conteúdos transmitidos pelo professor permitindo, assim, a autonomia do educando no processo de aprendizagem de maneira muito semelhante ao desenvolvimento de habilidades e competências que é proposta pela nova Base Nacional Comum Curricular.

Além do desenvolvimento cognitivo e intelectual, o pedagogo também considera importante o desenvolvimento físico e afetivo dos alunos, e que o objetivo final do aprendizado deve ser a formação intelectual, física e moral e se refere a essa tríade como as dimensões da cabeça, mão e coração, respectivamente.

Transpondo para os princípios educacionais modernos, a dimensão da cabeça seria o desenvolvimento intelectual, já discutido, e a mão e o coração estariam relacionados ao que é denominado na Base por autoconhecimento e cuidado de si. Esta acepção engloba tanto o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao cuidado com o corpo e manutenção de sua saúde, como também o desenvolvimento das denominadas habilidades socioemocionais, que compreendem aspectos da saúde psicológica dos alunos. Forma-se, assim, a denominada Educação Integral, já preconizada por Pestalozzi.