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Inter, intra e multi transdisciplinaridade: parte III

(Parte 3 de 3)
Autor: Thiago Dutra de Araújo

Nas duas primeiras partes deste texto, buscamos definir e diferenciar intradisciplinaridade, multidisciplinaridade e interdisciplinaridade com base nas fronteiras estabelecidas entre conteúdos pertencentes a uma mesma disciplina (intradisciplinaridade) e naquelas estabelecidas entre conteúdos pertencentes a disciplinas distintas.

Vimos que a interdisciplinaridade propõe uma menor rigidez entre as fronteiras em torno de cada disciplina. Com o rompimento total dessas fronteiras, obtemos a relação de transdisciplinaridade: sua proposta não é estabelecer somente relações entre as disciplinas, mas algo que busque ir além, ou seja, que transcenda o conhecimento estabelecido por elas.

Dessa forma, em uma relação transdisciplinar são trabalhados conteúdos que não se encaixam adequadamente em nenhuma disciplina: por exemplo, sociedade é um tema que envolve diversas disciplinas, mas que não pertence, exclusivamente, a alguma delas; pelo fato de serem estudadas características da sociedade na História, na Geografia, na Biologia, nas Artes, é impossível enquadrar esse tema em uma única disciplina.

Note a sutileza da diferença entre uma relação interdisciplinar e uma relação transdisciplinar: dado um tema, é possível trabalhar com ele das duas formas; se cada professor extrai desse tema somente os fenômenos pertinentes à sua disciplina, o grupo trabalha de forma interdisciplinar, mas se o grupo de professores consegue ir além da sua disciplina de formação, envolvendo componentes sociofamiliares, por exemplo, daí o trabalho ocorre de forma transdisciplinar.

Diversos educadores acreditam que a transdisciplinaridade pode ser alcançada a partir da interdisciplinaridade; fato é que tais relações são importantes não somente para o processo cognitivo dos alunos, mas para uma aprendizagem que impacte na vida deles como seres humanos, de forma que eles, nos termos da primeira competência geral da nova Base Nacional Curricular Comum, “valorizem e utilizem os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.”

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