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Educação integral na BNCC

A Educação Integral é um dos pilares da BNCC, uma concepção contemporânea segundo a qual a educação não deve promover apenas o desenvolvimento intelectual dos estudantes, mas também garantir o seu desenvolvimento como cidadãos em todas as suas dimensões: física, emocional, social e cultural.

As dez competências gerais da BNCC, em consonância com os princípios da Educação Integral, propõem formar estudantes com pensamento crítico, científico, criativo, empreendedor e capacidade argumentativa, que tenham um posicionamento responsável diante da natureza, aprendam a respeitar e valorizar os direitos humanos e sejam capazes de ajudar a humanidade sendo mais justos e solidários.

Para isso, as escolas deverão oferecer propostas de ensino mais centralizadas na aprendizagem dos alunos por meio de metodologias ativas que favoreçam o desenvolvimento de competências, habilidades, conhecimentos, atitudes e valores, substituindo abordagens excessivamente conteudistas.

A Educação Integral é inclusiva, uma vez que reconhece as diferenças entre os estudantes e defende a construção de um projeto educativo que atenda a todas as demandas. Também preocupa-se com a equidade, reconhecendo que as desigualdades educacionais devem ser combatidas e que a igualdade de direito de aprendizagem de todos os estudantes pode ser alcançada por meio da ampliação do acesso e da interação de diferentes metodologias de ensino, saberes, recursos tecnológicos e espaços educativos.