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Inter, intra, multi e transdisciplinaridade: parte II

(Parte 2 de 3)
Autor: Thiago Dutra de Araújo

Na semana anterior, vimos o significado das palavras ‘disciplina’ e ‘intradisciplinaridade’, e conhecemos uma escala que permitiu medir o grau de intensidade com que as fronteiras entre os conteúdos pertencentes a uma mesma disciplina são estabelecidas. Hoje, vamos estabelecer fronteiras entre conteúdos pertencentes a disciplinas distintas.

Como já dito, cada disciplina é uma fragmentação do conhecimento e a reunião delas compõe o currículo escolar; a rigidez com que as fronteiras em torno de cada disciplina são estabelecidas é o que identifica a multidisciplinaridade, a interdisciplinaridade ou a transdisciplinaridade.

A multidisciplinaridade apresenta uma rigidez muito forte entre tais fronteiras. Os conteúdos são compartimentados, de forma que os alunos estudam os assuntos separadamente, sem relacioná-los com os outros estudados em outras disciplinas; os professores atuam sem se comunicar ou saber qual assunto o colega está abordando na sala de aula; as aulas raramente trazem algum tipo de contextualização relevante e cada assunto estudado é armazenado em um compartimento mental, sem conexão com os outros.

Em outras palavras, nessa relação as disciplinas atuam de forma independente, sem estabelecer relações entre os conhecimentos adquiridos. É a relação disciplinar mais presente nos currículos escolares tradicionais.

Dado que no nosso cotidiano as interações ocorrem de forma dependente, é possível estabelecer relações entre os conteúdos estudados em diversas disciplinas, por meio de relações interdisciplinares. A interdisciplinaridade propõe uma menor rigidez entre as fronteiras em torno de cada disciplina, a fim de que sejam usados conhecimentos de diversas disciplinas para se resolver um único problema ou gerar algum resultado. Como exemplos desse tipo de currículo podemos citar os temas transversais, propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Na última parte deste texto, diferenciaremos a interdisciplinaridade da transdisciplinaridade, bem como exemplificaremos situações de propostas transdisciplinares.