Blog

Fique por dentro

Inter, intra e multi transdisciplinaridade: parte III

Vimos que a interdisciplinaridade propõe uma menor rigidez entre as fronteiras em torno de cada disciplina. Com o rompimento total dessas fronteiras, obtemos a relação de transdisciplinaridade. Leia mais...

Leia mais

Inter, intra, multi e transdisciplinaridade: parte II

A rigidez com que as fronteiras em torno de cada disciplina são estabelecidas é o que identifica a multidisciplinaridade, a interdisciplinaridade ou a transdisciplinaridade. Leia mais...

Leia mais

Inter, intra, multi e transdisciplinaridade: parte I

Já há algum tempo as palavras ‘interdisciplinar’, ‘intradisciplinar’, ‘multidisciplinar’ e ‘transdisciplinar’ vêm aparecendo em diversos encontros pedagógicos; no entanto, não são raros os casos em que essas palavras são usadas levianamente ou, até mesmo, de forma equivocada. Leia mais...

Leia mais

BNCC e as funções executivas

Funções executivas são um conceito da neurociência que expressam o conjunto de processos cognitivos e de auto monitoramento que ajudam a alcançar objetivos previamente estabelecidos pelo indivíduo. Leia mais...

Leia mais

Área de linguagens da BNCC: o que é multiletramento?

A BNCC determina o Multiletramento como uma importante abordagem para o ensino na área de Linguagens. Mas a que se refere? Leia mais...

Leia mais

Breve histórico da BNCC e de sua base legislativa

Apesar dos debates acerca das polêmicas da BNCC terem sido mais propagados a partir de 2015, a BNCC já estava prevista tanto na Lei de Diretrizes e Bases quanto no Plano Nacional de Educação. Leia mais...

Leia mais

Para que serve a avaliação?

A avaliação escolar deve orientar o trabalho pedagógico em sala de aula. Atualmente, serve para corrigir rumos, ou seja, orientar professores na tomada de decisões. Leia mais...

Leia mais

Educação integral na BNCC

A Educação Integral é um dos pilares da BNCC, uma concepção contemporânea segundo a qual a educação não deve promover apenas o desenvolvimento intelectual dos estudantes. Leia mais...

Leia mais

O método intuitivo de Pestalozzi e a educação centrada no aluno

Para Pestalozzi, analogamente ao que é previsto na BNCC, o processo de educação e aprendizagem deve ser centrado na vivência de experiências e atividades pelos educandos. Leia mais...

Leia mais